A acrodermatite também conhecida como Síndrome Gianotti-Crosti é uma doença de pele que surge na infância e que pode ser acompanhada por sintomas leves, como febre e mal-estar. Também pode estar associada à hepatite B e a outras infeções virais.
A causa da acrodermatite ainda não está completamente entendida, mas a sua ligação com outras infeções está bem documentada. Nas crianças italianas, a acrodermatite surge frequentemente com a hepatite B, mas esta ligação é rara nosEstados Unidos. O vírus Epstein-Barr (EBV, mononucleose) é o vírus mais frequentemente associado à acrodermatite. Outros vírus associados incluem, citomegalovírus, vírus coxsackie, vírus de parainfluenza, vírus sincicial respiratório (RSV), e algumas vacinas de vírus vivos.
Uma forma genética, rara de acrodermatite é a acrodermatite enteropática. Neste distúrbio, o zinco é mal absorvido da dieta. A adição de suplementos de zinco na dieta melhora a condição. Esta forma da doença pode estar associada a outras deficiências e atrasos no desenvolvimento. |