Terapia comportamental-cognitiva infantil pode auxiliar crianças com déficit de atenção
Publicado por: Vanessa Karam em 24/7/2012
Categoria: Psicologia
Muitas crianças no mundo sofrem com o chamado Déficit de Atenção.
Vanessa Karam: O déficit de atenção ocorre em diversas síndromes e transtornos. Atualmente, estuda-se muito o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), transtorno mais frequente na população infantil. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem sido eficaz nesse caso, principalmente quando associada à medicação.

A TCC auxilia a criança ensinando estratégias para lidar com sua desatenção, hiperatividade e impulsividade. Alguns sinais de desatenção, característicos no TDAH são: não prestar atenção a detalhes; ter dificuldades para se concentrar em tarefas; não prestar atenção ao que lhe é dito; ter dificuldade em seguir regras e/ou não terminar o que começa; ser desorganizado com os materiais e com as tarefas; evitar atividades que exijam um esforço mental continuado; perder coisas importantes; distrair-se facilmente com coisas que não têm nada a ver com o que está fazendo; esquecer compromissos.
Porém, essas características podem ser notadas em várias crianças, mesmo que não tenham esse diagnóstico. Assim, se os pais ou educadores perceberem esses comportamentos na criança, é essencial que ela seja avaliada por um psiquiatra, para que se faça o diagnóstico. O exame neuropsicológico é bastante utilizado no auxílio desse diagnóstico. Nesse exame, a criança é avaliada através de testes e seus resultados indicam quais déficits cognitivos estão presentes e qual o grau de prejuízo.
Confirmado o diagnóstico, a TCC atua, inicialmente, realizando a psicoeducação com a criança e com os pais, que consiste na aprendizagem do que é o transtorno. As principais técnicas utilizadas na TCC estão listadas a seguir:
- Técnica de Soluções de Problemas: Definir um problema e pensar em várias formas para solucioná-lo. Essa técnica trabalha flexibilidade cognitiva e planejamento.
- Treinamento em Habilidades Sociais: São treinadas algumas habilidades sociais, como empatia, assertividade, quando há prejuízo nas relações sociais.
- Economia de Fichas: é utilizada para reforçar comportamento desejado. É feita uma lista de comportamentos desejados e gratifica-se a criança após sua realização.
- Técnicas de relaxamento e respiração: são utilizadas para manejo da ansiedade.
Essas técnicas utilizadas precisam ser monitoradas pelo terapeuta e adequadas a cada caso para haver eficácia. Muitas pesquisas apontam para o sucesso da TCC, associada à medicação, na melhoria da qualidade de vida de crianças com TDAH.
VANESSA KARAM É PSICÓLOGA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CRP: 38833)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos