Como a Acupuntura pode auxiliar nos quadros de ansiedade e de depressão?
Publicado por: Carlos Eduardo Carvalho Alves em 10/5/2013
Categoria: Acupuntura
 
As enfermidades de um modo geral sejam elas física ou mental ocorrem por desequilíbrio energético. O nosso corpo e o ambiente em que vivemos trocam energia o tempo todo sendo ele o yin e o yang. É justamente por esses motivos que devemos preservar pela nossa integridade. Existem várias técnicas que promovem e estabelecem este equilíbrio e uma delas é a acupuntura, uma técnica milenar chinesa praticada em todo o mundo em várias classes sociais pelo fato de ser um tratamento eficaz, acessível e de baixo custo.

No decorrer da minha vivencia profissional como acupunturista pude observar que em média 95% dos pacientes por mim tratados sofrem ou sofreram algum tipo de abalo psicológico que se não for tratado não obtém sucesso no tratamento da queixa principal destes pacientes. Com isso podemos concluir que se o nosso corpo, a mente e o ambiente que nos cerca, não estiverem em equilíbrio todo sistema estará comprometido.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa a ansiedade se dá por um quadro de excesso de energia acumulada levando assim a agitação mental, fadiga muscular, insônia, distúrbios alimentares, entre outros sinais e sintomas. Já a depressão se dá por um quadro de deficiência de energia levando assim a um esgotamento físico, isolamento social, surtos psicóticos, entre outros sinais e sintomas que se não forem tratados podem evoluir para patologias muito mais complexas e em alguns casos irreversíveis.

A acupuntura produz um efeito relaxante estimulando a produção de serotonina, entre outros hormônios levando assim ao bem estar físico e mental. O tratamento não é diferente das demais medicinas ocidentais necessitando assim de uma continuidade e freqüência, dieta apropriada, atividade física regular e boas noites de sono.
Por que estas recomendações são tão importantes?

EX1: Caso o indivíduo tenha o habito de ingestão excessiva de cafeína o tratamento com acupuntura para ansiedade surtirá poucos efeitos pelo fato da cafeína ter um grande poder estimulante.

EX2: Caso o indivíduo realize uma sessão mensal de acupuntura dificilmente obterá sucesso no tratamento da depressão ainda mais se não houver o apoio familiar para estimular o mesmo. Os efeitos do tratamento são gradativos e progressivos não acredite que você resolvera um problema de meses, anos ou até de toda uma vida em questão de minutos. Espero que tenha contribuído para esclarecer algumas dúvidas quanto ao tratamento de acupuntura para ansiedade e depressão.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos