Neuronite Vestibular
em 2/3/2012
Categoria: Distúrbios Ouvido, Nariz e Garganta
O QUE É?
A neuronite vestibular , também conhecida por falência vestibular ou vestibulopatia unilateral aguda,é um distúrbio caracterizado por um episódio súbito e intenso de vertigem causado pela inflamação do nervo conectado aos canais semicirculares. A neurite vestibular acomete igualmente homens e mulheres com pico de incidência entre 30 a 60 anos, mas pode ocorrer também em crianças e idosos.

Esta é a segunda causa mais comum de vertigem e, habitualmente, o quadro vem precedido por uma infecção viral do trato respiratório superior ou gastrointestinal. Dentre outras possíveis causas desta patologia encontram-se traumatismo craniano, neuropatia diabética, obstrução da artéria terminal labiríntica e, em raros casos, esclerose múltipla e encefalite do tronco cerebral.
Sintomas
Os sintomas são, episódios de vertigem grave, sendo acompanhados por:

> náusea e vômito e dura de 7 a 10 dias
> Os olhos apresentam nistagmo (movimentos involuntários do olho em direção ao lado afetado)
> vertigem rotatória,
>alteração do equilíbrio
Tratamentos
- Os principais tratamento da neurite vestibular são:

>diminuição dos sintomas: nos primeiros dias os sintomas são muito intensos e há necessidade de diminuir a sensação de vertigem, a náusea e o vômito. Nesta fase são prescritas as medicações anti-vertiginosas. Estas medicações, no entanto, não devem ser usadas por mais do que alguns dias, pois interferem de maneira negativa na recuperação (compensação central, ver adiante).

>tratamento específico: o uso de antiinflamatório hormonal (corticóide), nos primeiros dias após o inicio dos sintomas auxilia na recuperação da função do nervo vestibular comprometido.

>fisiotrapia: exercícios específicos para movimentos oculares, movimentos da cabeça, equilíbrio e postura auxiliam na recuperação dos pacientes com neurite vestibular, através de um mecanismo denominado compensação central. Na neurite vestibular há uma perda da informação do labirinto de um dos lados e portanto um desbalanço entre os dois labirintos. A compensação central é um mecanismo no qual, estruturas do encéfalo são estimuladas levando a uma reorganização das sinapses. Através desta reorganização sináptica as informações do labirinto ficam novamente balanceadas e também passa a haver maior participação do sistema sensitivo e visual no controle do equilíbrio.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos