Gravidez Ectópica
em 4/4/2012
Categoria: Problemas de saúde da Mulher
Descrição
Gravidez ectópica é a gestação que ocorre fora da cavidade uterina, ou seja em uma tuba uterina, no canal cervical ou na cavidade pélvica ou abdominal. Normalmente, um óvulo é liberado de um ovário e conduzido até a abertura de uma das tubas uterinas. No interior da tuba, o óvulo é impulsionado por diminutos cílios (estruturas semelhantes a pêlos) que a revestem, chegando ao útero após alguns dias. Geralmente, o óvulo é fertilizado na tuba uterina e implanta-se no útero.

A grande maioria das gestações ectópicas ocorre nas trompas. Na maior parte das vezes se localiza nas porções distais, principalmente na ampola. A gravidez ectópica geralmente sofre interrupção (ruptura) entre 6 e 12 semanas, dependendo do local onde está implantada, sendo tanto mais precoce quanto menor o calibre da luz tubária do segmento em que estiver implantada.

A gravidez ectópica é menos comum entre mulheres da raça branca que entre as de outros grupos raciais. Nos raros casos em que a mulher engravida mesmo com um dispositivo intrauterino (DIU) corretamente posicionado, o risco de gravidez ectópica é maior.
Sintomas
Os sintomas de uma gravidez ectópica podem ser difíceis de diagnosticar porque os sintomas muitas vezes espelham os de uma gravidez normal e incluem:

> perdas sangüíneas discretas
> cólicas, associadas ao atraso menstrual.
> Tonturas ou desmaios (causada pela perda de sangue)
> Pressão arterial baixa (também causado pela perda de sangue)
> Dor na parte inferior das costas
> dor na pélvis, abdome ou, em casos extremos, até mesmo no ombro ou no pescoço (se a ruptura de sangue da gravidez ectópica acumular-se e irritar alguns nervos).
Tratamento
Tratamento de uma gravidez ectópica varia, dependendo de como a mulher estiver clinicamente e do tamanho e localização da gravidez.

O tratamento cirúrgico, que em alguns casos pode ser conservador, preserva a trompa e geralmente é realizado por laparoscopia, sendo a laparotomia uma medida muitas vezes salvadora em uma paciente com comprometimento hemodinânico (porque já houve sangramento importante para dentro da cavidade abdominal - sangramento oculto).



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos