Hipertensão Pulmonar
em 4/4/2012
Categoria: Distúrbios do fígado da vesícula Biliar
Descrição
A hipertensão pulmonar (pressão arterial alta nos pulmões) é um distúrbio em que os vasos sangüíneos pulmonares de um recém-nascido contraem e limitam gravemente a quantidade de sangue que flui através dos pulmões. Conseqüentemente, a concentração sérica (no sangue) de oxigênio torna-se perigosamente baixa e a condição pode ser letal.
Sintomas
A hipertensão pulmonar é mais comum entre os recém-nascidos pós-maturos ou cujas mães tomaram doses elevadas de aspirina ou indometacina durante a gestação. Freqüentemente, a hipertensão pulmonar ocorre em recém-nascidos que apresentam outras doenças pulmonares (p.ex., síndrome de aspiração do mecônio ou pneumonia), mas pode ocorrer em recém-nascidos com pulmões que não apresentam qualquer outra anomalia.
Tratamento
Um recém-nascido com hipertensão pulmonar geralmente é colocado em um ambiente com 100% de oxigênio, freqüentemente conectado a um ventilador mecânico. O bicarbonato de sódio pode ser administrado pela via intravenosa. Esses tratamentos ajudam a dilatar os vasos sangüíneos pulmonares. Pode ser necessária a administração intravenosa de líquidos ou de drogas para manter a pressão arterial no restante do organismo do recém-nascido.

Para os recém-nascidos mais gravemente doentes, uma técnica denominada oxigenação com membrana extracorpórea pode ser utilizada até a hipertensão pulmonar desaparecer.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos