Colangite Aguda
em 4/7/2012
Categoria: Distúrbios Digestivos
O QUE É?

É a inflamação aguda dos canais que conduzem a bile. Isso inclui desde os mais finos, dentro do fígado ao mais calibroso, o colédoco, que recebe toda a bile produzida no fígado e aquela já acumulada na vesícula. Em sua porção final, o colédoco encontra-se com o canal que traz as secreções digestivas produzidas pelo pâncreas, desembocando no duodeno (primeira porção intestinal), através de uma pequena estrutura conhecida como Papila de Vater.

Quando a inflamação começa nesta região e sobe em direção ao fígado, costuma ser acompanhada de infecção por germes que habitam normalmente o duodeno.

O fator que mais vezes está relacionado à colangite é a interrupção parcial do fluxo de bile para o duodeno ao nível da papila ou acima dela. Essa obstrução permite que bactérias do intestino entrem e subam pelos canais biliares, causando infecção e conseqüente inflamação, ou seja, colangite.

Outras causas da Colangite aguda são:

- Cálculos biliares (pedras) que, geralmente produzidos e acumulados na vesícula biliar, podem descer ao colédoco, causando seu entupimento total ou parcial. Esta é a causa mais freqüente.

- Cálculos que ficaram na via biliar após uma cirurgia para retirada da vesícula também podem ser causa de obstrução e colangite. É muito raro, mas os cálculos podem se formar nos próprios canais biliares. Deste tipo existe um número importante em nosso ambiente, cujos pacientes são os portadores de um tipo de anemia chamada de Falciforme ou Drepanocitose, prevalente na raça negra.

-Outras causas podem ser: tumores, destacando-se os da Papila de Vater; estreitamentos congênitos (de nascença); estreitamentos cicatriciais espontâneos ou pós-cirúrgicos e invasão por parasitas intestinais (em nosso meio, áscaris, conhecido por lombriga).

SINTOMAS
Os sintomas típicos são:

- Febre e calafrios

- Dor abdominal mais localizada na área superior direita da barriga (logo abaixo das costelas),

- Icterícia (coloração amarelada da pele e da área branca do olho)

- Os pacientes também costumam se sentir enfraquecido, nauseados e sem fome
TRATAMENTO
A colangite é uma infecção grave, que tende a progredir para infecção generalizada, podendo levar ao óbito se não tratada adequadamente.

O tratamento baseia-se em antibióticos geralmente por via intravenosa, associados à desobstrução da via biliar.A desobstrução dos canais biliares pode ser feita por colangiografia endoscópica ou cirurgia.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos