Síndromes da má absorção
em 21/8/2012
Categoria: Doenças Gastrointestinais
O QUE É?


As síndromes de má absorção é o conjunto de sinais e sintomas que resultam da incapacidade do trato gastrointestinal em utilizar corretamente os nutrientes dos alimentos no intestino delgado, que não são adequadamente absorvidos e não passam para a corrente sanguínea.

Normalmente, os alimentos são digeridos e os nutrientes são absorvidos pela corrente sanguínea, principalmente a partir do intestino delgado. A má absorção pode ocorrer quer por uma perturbação que interfere com a digestão dos alimentos, quer porque ela interfere diretamente com a absorção dos nutrientes.

As perturbações que impedem uma adequada emulsão dos alimentos com o suco gástrico e com os enzimas digestivos podem interferir com a digestão. Tal emulsão inadequada pode acontecer numa pessoa a quem se extirpou cirurgicamente parte do estômago. Em algumas afecções, o corpo produz uma escassa quantidade ou tipos inadequados de enzimas ou de bílis, os quais são necessários para o fracionamento dos alimentos. Estas afecções consistem em pancreatite, fibrose quística, obstrução das vias biliares e uma deficiência de lactase. A digestão também pode ser dificultada se houver um excesso de ácido no estômago ou se tiverem proliferado demasiadas bactérias não habituais no intestino.

As afecções que lesam o revestimento intestinal podem interferir com a absorção. As infecções, os fármacos, como a neomicina, o álcool, a doença celíaca e a doença de Crohn podem lesar o revestimento intestinal. A mucosa intestinal normal é composta por pregas, pequenas projeções chamadas vilosidades e projeções ainda mais finas e pequenas chamadas micro vilosidades. Estas últimas criam uma enorme superfície de absorção. Se esta área for reduzida, a absorção também diminuirá. Obviamente, a extirpação cirúrgica duma porção intestinal reduz a área de superfície. Também diminuem a absorção as afecções que impedem que as substâncias atravessem a parede intestinal e passem para a corrente sanguínea (como o bloqueio dos vasos linfáticos por um linfoma ou por uma deficiência do fluxo de sangue para o intestino).
SINTOMAS



As pessoas com má absorção normalmente perdem peso. Se as gorduras não forem adequadamente absorvidas, as fezes podem ter uma cor clara e serem moles volumosas e fétidas (denominam-se fezes esteatorreicas). As fezes podem ficar agarradas à sanita ou até flutuar, dificultando que sejam arrastadas com a água. A esteatorreia é conseqüência de qualquer perturbação que interfira com a absorção das gorduras, como uma redução do fluxo biliar, a doença celíaca ou diarréia tropical.

A má absorção pode provocar deficiência de todos os nutrientes ou então, seletivamente, de algum deles, como proteínas, gorduras, vitaminas ou minerais. Os sintomas variam conforme o déficit específico. Por exemplo, as pessoas com uma deficiência da enzima lactase podem sofrer de diarréias muito agudas, distensão abdominal e flatulência depois de beber leite.
Outros sintomas dependem da afecção causadora da má absorção. Por exemplo, a obstrução do canal biliar comum pode causar icterícia e uma deficiência do fornecimento de sangue ao intestino pode provocar dor abdominal depois das refeições.
TRATAMENTO


Injeções de vitamina B12 e ferro, tanto mal absorvido durante esta doença.
Enzimas, que substitui a falta,Antiespasmódicos para reduzir o desconforto
Atividade, sem restrições. Retornar à sua atividade normal, como os sintomas melhoram
Não beba álcool. Você precisa de uma dieta especial, de acordo com a origem da doença. O seu médico ou nutricionista informa.




Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos