Deficiência do hormônio de crescimento
em 5/9/2012
Categoria: Distúrbios da Pele
O QUE É?
Hormônio do crescimento é um hormônio produzido na glândula hipófise, uma glândula pequena na base do cérebro, atrás das narinas. A secreção do hormônio de crescimento por sua vez é controlado por outros hormônios que são liberados em partes diferentes do cérebro.

Após a sua libertação para a corrente sanguínea, estimula a produção do hormônio do crescimento no fígado, outro hormônio envolvido nos processos de crescimento, e é conhecido como insulin-like growth factor I (IGF I). Durante o envelhecimento diminui naturalmente a produção de ambos hormônios do crescimento e IGF I.

A falta de hormônio do crescimento, que pode ser total ou parcial, pode ser causada por distúrbios que afetam qualquer um dos órgãos envolvidos na secreção ou ação deste hormônio.

Os mecanismos que podem levar a uma deficiência do hormônio de crescimento incluem:

-Produção insuficiente do hormônio liberador de hormônio do crescimento hipotálamo.

-A deficiência na produção do hormônio de crescimento pela glândula pituitária.

-Diminuição da produção de IGF I no fígado.

-Defeitos ou alterações no receptor de hormônio de crescimento encontrada nas células do corpo.

Várias doenças podem levar a um déficit de hormônio do crescimento. Entre eles estão os seguintes:

-Falta de oxigênio ao nascer

-Doenças do cérebro, a hipófise ou do fígado

-Anormalidades no receptor de hormônio de crescimento

-Alterações de natureza auto-imune

-Alguns defeitos genéticos raros da natureza.
SINTOMAS

A deficiência completa do hormônio de crescimento é freqüentemente descoberta durante a infância. O peso e o tamanho da criança geralmente são normais no nascimento. No entanto, entre os três e nove meses de idade, a taxa de crescimento da criança é reduzida.

Mais tarde, o ganho de peso também é afetada, o desenvolvimento dos ossos e dentes também é atrasada e a criança pode ter um certo aumento nos depósitos de gordura que existe sob a pele. Este sintoma não está sempre presente quando a deficiência de hormônio de crescimento é apenas parcial.
TRATAMENTO
O tratamento, que deve ser prescrito por unidades hospitalares especializadas é realizado pela injeção de hormônio do crescimento sintético. As injeções devem ser feitas diariamente até o final do crescimento da criança. A técnica de injeção é simples e deve ser aprendida pelos pais. É necessário calcular com precisão a quantidade de hormônio de crescimento a ser injetado para cada criança. Também deve ser acompanhado de perto pelo médico do paciente, bem como o monitoramento dos possíveis efeitos adversos do tratamento, embora os últimos são raros.

Uma vez que o tratamento tenha terminado a necessidade de reavaliação do paciente para determinar se a deficiência de hormônio de crescimento persistente, caso em que o paciente pode se beneficiar da administração deste hormônio durante a vida adulta.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos