Tromboflebite
em 22/10/2012
Categoria: Distúrbios do Sangue
O QUE É?
Tromboflebite é uma doença bastante comum, e se caracteriza por uma trombose (sangue coagulado) dentro de veia superficial, com reação inflamatória da parede venosa e dos tecidos vizinhos.

Ocorre mais em mulheres do que em homens e em portadores de varizes de membros inferiores.

Em condições normais, costumam formar-se continuamente trombos no interior das veias, que rapidamente se desintegram, não provocando qualquer tipo de incômodo. Mas por vezes estes trombos tornam-se maiores do que o habitual, obstruindo a circulação e provocando uma manifesta reação inflamatória das paredes da veia onde estão alojados, ou seja, uma tromboflebite.

Uma das causas que favorece a formação de trombos nas veias é a redução do ritmo da circulação sanguínea ou a acumulação de sangue no interior dos vasos, tal como acontece em caso de varizes ou ao permanecer na cama em repouso absoluto durante largos períodos de tempo.

Outras causas importantes de tromboflebite são as lesões traumáticas na parede das veias, uma circunstância que se observa com bastante frequência durante as intervenções cirúrgicas e ao longo de operações médicas em que se introduzem cateteres nestes vasos sanguíneos.
SINTOMAS

- Dor de intensidade variável, geralmente localizada, mas que, em alguns casos, limita as atividades do paciente.

- Pele avermelhada ou arroxeada com aumento de temperatura no local e endurecimento de trajeto venoso.

- Edema (inchaço), na maioria das vezes, é somente local mas, às vezes, aparece de modo discreto na extremidade do membro atingido.
TRATAMENTO

O tratamento depende da extensão de veia afetada e da intensidade dos sintomas. Geralmente, utiliza-se tratamento clínico com analgésicos , antiinflamatórios e calor local, com compressas úmidas mornas em tromboflebites localizadas, pouco extensas.

Anticoagulantes são usados somente em casos de tromboflebites superficiais extensas, com evolução para trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

O tratamento cirúrgico, às vezes, se faz necessário para remoção de trajeto venoso ou do trombo (coágulo), em casos de dor importante e persistente e em tromboflebite de safenas, quando há risco de trombose venosa profunda.

Antibióticos não estão indicados, a não ser que se comprove realmente uma infecção como em tromboflebites supurativas, causadas por uso de cateter intravenoso.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos