Rinite alérgica: Saiba mais a respeito
em 27/3/2013
Categoria: Doenças matérias
O QUE É?

A Rinite Alérgica é um problema extremamente comum, afetando uma em cada 5 pessoas no mundo todo.

Os sintomas da Rinite lembram bastante um resfriado, com coriza, congestão nasal e espirros. Contudo, ao contrário do resfriado, a Rinite Alérgica não é causada por um vírus, mas por uma resposta alérgica a certas substâncias presentes no ambiente.

Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo. Ao contrário, indica uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é hiperreativa a determinadas substâncias que numa pessoa normal não despertam nenhuma resposta.

O sistema imunológico das pessoas alérgicas, por características genéticas, interpreta que determinada substância é tóxica, e que precisa proteger o organismo contra sua entrada. Por essa razão, algumas pessoas convivem normalmente com fatores que causam a alergia, como a poeira de casa, sem ter sintomas, ao passo que outras pessoas, ao entrarem em contato com essa mesma poeira, podem ter rinite e asma.

O paciente alérgico não nasce hiperreativo (com alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator. Tornar-se sensível significa passar a ter uma resposta de defesa a uma substância que antes era tolerada. Essa característica é herdada dos pais.

Quando um homem e uma mulher alérgicos tem um filho, a probabilidade dessa criança ser alérgica é de cerca de 50%. No entanto, mesmo que nenhum dos pais apresente alergia, a criança ainda assim pode ter manifestações alérgicas, como rinite, conjuntivite, asma e alguns tipos de alergia de pele. A forma mais comum, porém, é a rinite. Cerca de 10% a 25% das pessoas sofrem de rinite alérgica. Poeira, pólen e alguns alimentos são substâncias que podem causar alergia.
SINTOMAS

Os sintomas que os pacientes portadores de rinite alérgica apresentam são

- Obstrução nasal (entupimento)

- Coriza

- Espirros (algumas vezes o paciente espirra mais 20 vezes seguidas)

-Coceira no nariz, essa coceira pode ser na garganta ou nos olhos.

Todos os doentes apresentam tais sintomas minutos após o contato com o alérgico, e cerca de metade deles terão novamente sintomas cerca de 4 a 6 horas depois.
TRATAMENTO

O tratamento dos pacientes portadores de rinite alérgica é composto por três tipos de tratamentos:

- Higiene ambiental

- Tratamento medicamentoso

- Vacinas antialérgicas

- Higiene ambiental.



Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos