Você sabe o que é Osteopatia?
Publicado por: Giliane Altomare em 30/1/2013
Categoria: Osteopatia
A primeira escola de osteopatia foi criada por Andrew Taylor Still, nos Estados Unidos em 1892. É definida como um tratamento manual diagnóstico e terapêutico das disfunções de mobilidade dos tecidos corporais em geral e articulares em particular.
O diagnóstico é feito através de testes palpatórios específicos, de posicionamento e de movimento. A modificação ou alteração do comportamento tecidual caracterizada por uma restrição ou diminuição de mobilidade é a disfunção osteopática. A partir do diagnóstico escolhe-se a técnica mais apropriada para a normalização da mesma.
Todas as pessoas podem se submeter ao tratamento osteopático, mesmo os portadores de doenças ortopédicas, pulmonares, reumáticas, cardiovasculares, neurológicas, endócrinas. O Osteopata não trata a patologia, mas normaliza as disfunções de mobilidade deste individuo que conseqüentemente se sentirá melhor. Desta forma, o tratamento osteopático estará contribuindo nos cuidados da saúde de maneira diagnóstica e preventiva.
 
As desordens musculoesqueléticas estão presentes constantemente, principalmente por um comportamento postural inadequado e neste caso, os bons resultados ocorrem em curto período de tempo quanto à diminuição da dor e recuperação da mobilidade articular. O mesmo ocorre nas gestantes devido às mudanças fisiológicas. As disfunções mais comuns são a dor ciática, a disfunção da sínfise púbica e a lombalgia. As crianças também se beneficiam com o tratamento obtendo melhora do sono, sucção e problemas digestivos. Em geral, o tratamento é indicado para as pessoas acometidas de dores em qualquer região das costas (lombar, cervical e torácica), joelho, punho, dores de cabeça, ciáticas, epicondilites, tendinites, constipação, entorses do tornozelo, dores no punho, dores abdominais
A escolha das técnicas depende da avaliação, indicações e contra-indicações, e a freqüência do tratamento, depende de cada caso. Podendo se concluir que a osteopatia não interfere no tratamento médico, mas atua como complementaridade entre as áreas da saúde.

GILIANE ALTOMARE É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CREFITO 54710-F)
 


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos