Treinamento funcional: previne lesões, melhora a postura e o desempenho nos esportes
Publicado por: Clarice Penna Firme em 15/4/2013
Categoria: Personal Trainers
Clarice Penna Firme: O Treinamento Funcional representa uma das principais tendências do mercado fitness brasileiro e mundial. Em alguns centros do país já encontramos academias especializadas somente em exercícios funcionais com toda estrutura de equipamentos e professores especializados. Suas origens vêm do Yoga, das artes marciais, dos Jogos Olímpicos Gregos, da dança clássica e moderna e do Pilates.

Conteúdo Saúde: O que é o Treinamento Funcional?

Clarice Penna Firme: Consiste em um programa de treinamento individualizado e específico que visa melhorar os aspectos neurológicos que afetam a capacidade funcional do corpo humano (amplitude de movimento, mobilidade articular, força e resistência muscular), a fim de que o indivíduo possa desempenhar de forma eficiente as suas atividades da vida diária (AVD'S). O treinamento Convencional tem como princípio trabalhar o músculo isoladamente. Já o treinamento Funcional trabalha o movimento. Em função disso, uma de suas características é a adaptação das AVD's para as salas de ginástica, utilizando na maioria das vezes movimentos que englobam um conjunto de musculaturas ao mesmo tempo. Isso não significa que um treinamento é melhor que o outro. São atividades complementares. Cada uma com o seu nível de importância.
Conteúdo Saúde: Quais são os objetivos do treinamento funcional?
Clarice Penna Firme: Os exercícios funcionais têm como objetivo trabalhar e desenvolver as musculaturas do Core, centro de força e equilíbrio do corpo, enfatizando as musculaturas mais profundas do assoalho pélvico, principais responsáveis pela estabilização de todos os movimentos. Sem esquecer os músculos que envolvem a cintura escapular, considerada o “Core do Ombro” e os músculos do Tronco que fazem a ligação entre as cinturas escapular e pélvica.
Conteúdo Saúde: Quais são os Benefícios?
Clarice Penna Firme: Em função do trabalho de estabilização e da utilização de movimentos multi-articulares e multi-planares, estes exercícios estimulam a concentração; desenvolvem a coordenação, a força, o equilíbrio, a resistência muscular, o ritmo, a agilidade e a flexibilidade; melhoram a postura; previnem lesões e melhoram a performance nos esportes.
Conteúdo Saúde: Quais são os Materiais Utilizados?
Clarice Penna Firme: São utilizados diversos tipos de materiais e implementos. Os principais são: bolas de fitball, medicine ball, bosu, pranchas proprioceptoras, elásticos, giro-plano, mini-trampolim, halteres e pequenas rampas. Mas, diversos exercícios são realizados apenas com a sobrecarga corporal.
Conteúdo Saúde: Quem pode Praticar?
Clarice Penna Firme: Qualquer pessoa pode praticar, sem limite de idade, desde que se apresente em boa condição de saúde, estando apta para praticar atividade física. Sem esquecer é claro de respeitar os princípios básicos do treinamento como, por exemplo, a individualidade biológica. Muitas crianças estão tornando-se adeptas a esta modalidade, por ser uma atividade bastante dinâmica, de caráter lúdico e que tem proporcionado imensa melhora em sua postura perante a sociedade. Os idosos também tem se beneficiado bastante, principalmente pela atividade proporcionar maior independência nas atividades diárias.
Conteúdo Saúde: E quanto a Estética Corporal?
Clarice Penna Firme: Através do treinamento funcional é possível observar ganhos significativos na estética corporal em decorrência do trabalho de força e resistência muscular que promovem definição nas musculaturas envolvidas e melhora da postura. O treinamento Funcional também proporciona um forte gasto calórico que auxilia no emagrecimento, dependendo do enfoque dado ao treinamento. Neste caso, o treinamento deve ser predominantemente aeróbico. Um bom exemplo a citar: a melhora observada na estética do abdômen em função do fortalecimento do músculo Transverso Abdominal, grande foco dos exercícios funcionais. Isto porque a pitose abdominal (barriga estufada) é causada, em parte, pela fraqueza desta musculatura, uma vez que tem como uma de suas funções sustentar e conter as vísceras abdominais, além de auxiliar na estabilização da coluna vertebral. Ocorre que os treinos abdominais normalmente realizados nas aulas de musculação e ginástica localizada tradicionais não dão enfoque específico para esta musculatura. Trabalham mais os músculos superficiais. Consequentemente, o Transverso continua fraco e a “barriguinha” continua saliente. Existem, portanto, uma série de exercícios funcionais, que aliados a hábitos de alimentação saudáveis e a exercícios aeróbicos irão deixar o abdômen bem bonito para desfilar de sungas e biquínis no verão que se aproxima. E de quebra irão fortalecer a coluna, ajudando a suportar as cargas do dia-a-dia.
CLARICE PENNA FIRME PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COLUNISTA
CONVIDADA.
(CREF: 018025-G/RJ)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos