Pilates para todas as Idades
Publicado por: Debora Rocha em 5/4/2012
Categoria: Fisioterapia
Conteúdo Saúde: O pilates pode ser feito por qualquer pessoa? Quais as indicações?
Débora Rocha: Por ser uma atividade física de baixo impacto com cargas de resistência progressiva (molas) e com turmas reduzidas que proporcionam um maior acompanhamento dos alunos pelo instrutor, está indicado para todas as faixas etárias, desde que, o aluno consiga compreender e executar os princípios da técnica. Dessa forma, não há nenhum risco ao crescimento ósseo de crianças e adolescentes e nem às pessoas que procuram o Pilates para realizar alguma reabilitação.

 
Conteúdo Saúde: Quais são os benefícios?
Débora Rocha: Os benefícios do Pilates são inúmeros e abrangem vários aspectos passando da prevenção ao tratamento, da atividade física à estética corporal e da doença à saúde. Os principais benefícios são: a melhora da postura e consciência corporal, ganho do alongamento e fortalecimento muscular, alívio de dores musculares e articulares, diminuição do estresse e a garantia de uma maior qualidade de vida.
Conteúdo Saúde: Qual a diferença entre a técnica de Pilates e musculação?
Débora Rocha: Existem diferenças importantes entre as duas atividades. O pilates tem como meta proporcionar o reequilíbrio da musculatura através de um trabalho que envolve alongamentos associados com o fortalecimento sempre visando à globalidade, ou seja, em uma hora de aula o aluno irá trabalhar de forma harmônica todo o seu corpo, sem ter como objetivo o ganho exagerado de massa muscular. Costumamos associar o Pilates ao corpo do bailarino. Forte e alongado. Já a musculação irá priorizar outros objetivos, sendo o mais comum, a hipertrofia muscular. É um trabalho mais segmentado, em relação ao Pilates. Porém, o mais importante é o cliente saber estabelecer quais são seus objetivos e procurar um Stúdio ou Academia com profissionais capacitados que irão garantir um bom resultado sem o risco de lesões.
Conteúdo Saúde: Como o Pilates pode ser benéfico para os vícios posturais e dores musculares?
Débora Rocha: O maior diferencial do pilates para as outras atividades físicas é a intensa preocupação do instrutor em corrigir de forma detalhada de todas as posturas do seu cliente. Os exercícios são escolhidos a cada sessão, de acordo com o estado apresentado pelo cliente, não existindo um programa a ser seguido. Esses mesmos exercícios no momento da sua realização podem sofrer adaptações, quando por algum motivo o aluno apresentar dor, desconforto ou não consiga executá-lo. Dessa forma, vai se reorganizando a percepção corporal do aluno, o que irá influir muito na melhora postural e no alívio das dores musculares e articulares.
Conteúdo Saúde: Quem tem Hérnia de disco pode praticar Pilates?
Débora Rocha: Os problemas de coluna são a maior causa de procura pelo Método. Dentre eles cito a hérnia discal. Esses pacientes são muito beneficiados pelo Pilates, já que está prática proporciona o alongamento muscular da região acometida e associa-se ao fortalecimento orientado e correto dessa musculatura. Lembramos também da importância de se trabalhar o músculo abdominal, nos casos das hérnias lombares. Além dos exercícios é importante orientar o paciente em relação aos hábitos de vida diário. Deve-se ter a precaução de solicitar ao paciente a indicação e encaminhamento médico, para que se possa atentar com a real condição clínica, posição, local e estágio da hérnia. Assim, o seu paciente se sentirá seguro para realizar o Método sem prejuízo para sua saúde.
Débora Rocha CREFITO nº59441-F


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos