Conhecendo a Fisioterapia Respiratória
Publicado por: Marise Badejo em 14/4/2013
Categoria: Fisioterapia
Conteúdo Saúde: Fale um pouco para os leitores sobre as técnicas de Cinesioterapia Respiratória e Manobras de higiene Brônquia (MHB).
Marise Badejo: A cinesioterapia é o principal recurso dentro da fisioterapia respiratória. Compõe-se de um grupo de exercícios específicos que visam desde o tratamento de uma pneumopatia (ex: asma, dpoc, pneumonias) e a prevenção de suas complicações até o condicionamento físico e respiratório de um indivíduo sadio que não saiba respirar corretamente. Com isso evita-se a instalação de uma disfunção respiratória. Os exercícios devem ser aplicados tendo como base a fisiologia da doença a ser tratada. Doenças obstrutivas como: asma, bronquite e enfisema pulmonar, em que ocorre retenção aérea devem ter a fase de expiração mais trabalhada durante os exercícios. Já as doenças restritivas como: pneumonias, derrame pleural e atelectasias devem ter a fase inspiratória mais trabalhada visando aumento de expansão pulmonar.
Conteúdo Saúde: Por que a respiração bucal é agressiva aos tecidos da orofaringe?
Marise Badejo: O ar inspirado pelo nariz é: aquecido, umidificado e filtrado pelas estruturas do nariz estando, portanto, em melhores condições para chegar aos pulmões. O indivíduo respirador bucal pode apresentar diversas complicações como alterações posturais e torácicas em função deste padrão respiratório alterado.
Conteúdo Saúde: O que é DPOC? Qual a maior causa?
Marise Badejo: DPOC- abreviatura de doença pulmonar obstrutiva crônica.
É uma doença caracterizada pela presença de sintomas respiratórios de longa duração (tosse, produção de catarro e falta de ar) que surgem geralmente após os 40 anos, em pacientes que fumaram por muito tempo. DPOC é o termo médico mais apropriado para se referir ao que antigamente costumávamos chamar de enfisema pulmonar e bronquite crônica.
A DPOC é considerada pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública. Estima-se que o número de portadores da doença seja de 270 milhões no mundo inteiro e 6 milhões no Brasil. O principal fator de risco para o seu desenvolvimento é o Tabagismo.
Conteúdo Saúde: Quais os tratamentos para a DPOC?
Marise Badejo: Parar de fumar é a conduta mais importante no tratamento da DPOC. O uso correto de medicamentos e da reabilitação pulmonar (fisioterapia respiratória), também são condutas importantes para tratar a DPOC.
MARISE BADEJO É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIADADA.
(CREFITO: 2/775-F)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos