A Importância da psicomotricidade na educação infantil
Publicado por: Máximo Fabiano em 3/7/2012
Categoria: Personal Trainers
Máximo Fabiano:Linguisticamente define - se Psicomotricidade como a união da Alma e do movimento, sendo uma palavra derivada do grego Psiché e do latim Motore. Essa união contribui diretamente para a formação da criança, no incentivo ao movimento desenvolvendo seu esquema corporal, em todas as etapas da vida. A psicomotricidade nada mais é que interagir ao meio através do movimento deixar o corpo expressar os sentimentos e vontades, já que está diretamente ligada a afetividade e à personalidade.
A Educação Infantil tem como objetivo a busca por experiências corporais, para a formação de conceitos corporais e de caráter organizando assim, idéias e paradigmas que serão fundamentos de uma filosofia de vida. A Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. A busca dessa consciência é fundamentada no movimento humano observando e trabalhando na construção de uma vontade em função de um objetivo, ou melhor, a partir de uma intenção, vontade íntima, o movimento se transforma em comportamento, ação.
O trabalho de educação psicomotora infantil deve antever a formação básica indispensável do desenvolvimento motor, afetivo e psicológico oferecendo oportunidade de trabalhos lúdicos, jogos e atividades coletivas que gerem conscientização corporal. Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.
Pode-se afirmar então que, a recreação, sendo utilizada através de atividades afetivas e psicomotoras gera equilíbrio harmônico ao longo da vida das pessoas e sendo trabalhado de forma lúdica, no período da infância traz benefícios para o desenvolvimento do ser humano, por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

MÁXIMO FABIANO É PROFESSORE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COLUNISTA CONVIDADO.
(CREF: 020464/G-RJ)


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