Acne em adultos: aprenda a tratá-la!
Publicado por: Paula Cardoso D´Abreu em 20/2/2013
Categoria: Dermatologia
“O tratamento é basicamente o mesmo no caso dos adolescentes. As manchas e cicatrizes de acne geralmente respondem bem a tratamentos convencionais, com uso tópico de ácidos como o retinóico e o glicólico e clareadores como a hidroquinona”
Conteúdo Saúde: Como Tratar a acne adulta?

Dra. Paula D´Abreu: A acne é uma desordem multifatorial da unidade pilosebácea, caracterizada clinicamente por comedões (cravos), pápulas, pústulas e cistos . A organização de um plano de tratamento adequado e de forma mais efetiva depende de uma boa anamnese e de exames físico e laboratorial a fim de descobrir a sua causa.
A acne do adulto pode ser por anormalidades endócrinas: disfunções ovarianas (mais frequentemente pela Síndrome do ovário policístico), alteração das glândulas suprarrenais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (o que explica uma melhora clínica da acne com tratamento hormonal, mesmo quando não há alterações hormonais no exame laboratorial). A resistência à insulina pode estar presente. O tratamento consiste na correção da doença de base. O uso de anticoncepcionais, isotretinoína oral e peeling pode ser necessário.
A acne também pode ser medicamentosa: corticosteróides, anabolizantes, lítio, vitaminas B1, B6, B12 e D2, entre outros medicamentos, inclusive de uso tópico (cremes de corticóides) podem desencadear a acne. O tratamento visa afastar o medicamento em uso e indica a aplicação de peróxido de benzoila tópico ou antibiótico oral. Cosméticos contendo lanolina, petrolato e alguns óleos vegetais podem causar acne. O tratamento se baseia na descontinuação do uso e em tratamento tópico e/ou oral.
Outras manifestações de acne no adulto menos comuns são as ocupacionais (manipuladores de produtos a base de petróleo, hidrocarbonetos clorados) e a acne tropical, causada pelo calor que só melhora quando o paciente retorna a um ambiente de temperatura moderada.
O tratamento da acne em sua fase inicial evita a formação de cicatrizes e manchas. Atualmente, existem vários tratamentos tópicos e orais (como a isotretinoína). Terapia fotodinâmica e laser são outras opções terapêuticas.
Conteúdo Saúde: As Manchas de pele causadas pela acne no adulto são mais difíceis de tratar?
Dra. Paula D´Abreu: O tratamento é basicamente o mesmo no caso dos adolescentes. As manchas e cicatrizes de acne geralmente respondem bem a tratamentos convencionais, com uso tópico de ácidos como o retinóico e o glicólico e clareadores como a hidroquinona. Os peelings superficiais seriados são uma ótima opção para as manchas e as cicatrizes superficiais, além de tratarem as lesões de acne. Peelings médios e profundos, dermoabrasão, laser resurfacing, preenchimento e exerese de cicatriz são outras opções de tratamento no caso de cicatrizes mais graves.
PAULA CARDOSO D´ABREU É DERMATOLOGISTA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CRM: 5260535-4)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos