Abdominoplastia requer cuidados no pré e pós-operatório
Publicado por: Valéria Destéfani em 5/2/2013
Categoria: Cirurgia Plastica
“Para se fazer a abdominoplastia, o indivíduo precisa estar saudável e em plenas condições para passar por tal procedimento.”
Conteúdo Saúde: Como é feita a abdominoplastia? Qualquer pessoa pode fazer?
Valéria Destéfani: A abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados em Cirurgia Plástica. Em geral, fatores como gestações múltiplas e genética contribuem para o desenvolvimento de flacidez da parede abdominal, assim como gordura localizada, alterando a forma do abdômen. Mesmo a perda de peso substancial pode contribuir para o desenvolvimento de flacidez abdominal, como nos casos de ex-obesos. Dessa forma, ela é indicada para pessoas que apresentem as alterações acima descritas (flacidez de pele e parede muscular do abdômen e gordura localizada levando a perda do contorno abdominal). A gordura localizada sozinha, ou seja, sem a presença de flacidez de pele ou músculo, deverá ser tratada com auxílio da Lipoaspiração. A abdominoplastia melhora o contorno abdominal porque permite trabalhar a pele, a camada de gordura e a parede muscular em uma mesma etapa. O procedimento de abdominoplastia pode ser realizado isoladamente, ou ser, associado à lipoaspiração, com melhores resultados e melhor contorno corporal. A abdominoplastia não deve ser considerada como tratamento de obesidade, ou substituto de dietas e exercícios físicos. Candidatos a abdominoplastia devem ser saudáveis e devem estar relativamente dentro do peso ideal para melhores resultados. A duração da abdominoplastia pode variar dependendo da extensão de tecido a ser removido ou a necessidade de procedimentos adicionais como a lipoaspiração. Entretanto, a maioria das abdominoplastias dura aproximadamente de 2 a 5 horas. A anestesia pode ser por bloqueio peridural (mais comum) ou anestesia geral, na dependência de cada caso. A abdominoplastia requer geralmente duas incisões: uma na região supra púbica de um lado ao outro do quadril, na dependência do excesso de pele a ser ressecada (geralmente na linha marcada pelo biquíni), e uma segunda incisão pode ser necessária ao redor do umbigo, para reconstrução do mesmo. A pele e a camada de gordura sobre a parede abdominal são separadas usando-se um cautério ou bisturi. O tecido é então descolado em direção à porção superior do abdômen para expor os músculos abdominais, que são então reaproximados com fios de sutura, criando uma parede abdominal mais plana e rígida e uma cintura mais marcada. Após a ressecção do excesso de pele e gordura, o umbigo é reposicionado em seu novo local no abdômen.

Para evitar a formação de líquido durante o processo de cicatrização, são colocados drenos no abdome que permanecem no local por aproximadamente 1 semana. As incisões são suturadas delicadamente e aplicam-se curativos e bandagens até o dia seguinte quando então é realizado novo curativo e colocação de cinta abdominal. A mesma deverá ser usada por pelo menos 1 mês no pós operatório.
Pontos não reabsorvíveis devem ser removidos em até 15 dias, e a drenagem pós cirúrgica é iniciada por volta do terceiro dia sempre por pessoa capacitada e da confiança do cirurgião.
Normalmente, após 4 à 6 semanas da cirurgia, se retorna a vida normal, incluindo a prática de exercícios físicos. Embora a cicatriz seja permanente, ela geralmente melhora muito com o tempo. É importante frizar que novas gestações e ganho substancial de peso podem comprometer o resultado. Entretanto, com alimentação adequada e exercícios físicos regulares, o resultado da abdominoplastia é duradouro, mantendo-se por vários anos.


VALÉRIA DESTÉFANI É CIRURGIÃ PLÁSTICA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CRM Nº 5269416-9)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos