Alimentação de Verão
Publicado por: Tamara Mazaracki em 27/1/2011
Categoria: Nutrição
Nutrientes para a pele
Alimentação e hidratação adequadas são importantes porque a pele desidratada e desprovida de antioxidantes é mais suscetível ao ressecamento e ao dano causado pela ação da radiação solar. Durante o verão, na praia ou em casa, procure ingerir mais água mineral, água de coco e suco de frutas, ricos em vitaminas e minerais com ação antioxidante, ajudando a proteger a sua pele.
Frutas cítricas preservam o colágeno
Laranja, maracujá, acerola e morango são ótimas fontes de bioflavonóides e vitamina C, antioxidantes que ajudam a preservar as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade do tecido cutâneo.
Defenda-se com carotenóides
Comer uma cenoura diariamente, tomar suco de beterraba e caprichar em saladas com folhas verde-escuras, ajuda a produzir um bronzeado bonito e duradouro devido aos carotenóides contidos neles.
Há mais de 600 pigmentos carotenóides encontrados em frutas e vegetais de cor verde, vermelha, laranja e amarela. Estes carotenóides são produzidos pelas plantas como uma forma de defesa à radiação solar e nós também nos beneficiamos de sua ação antioxidante e protetora do DNA celular.
Estudo bacana
Em um estudo publicado na revista Nutrition & Healing em junho de 2002 os pesquisadores revelaram que alguns alimentos e suplementos fazem parte do que chamaram de “grupo de reparação de DNA”, e que as pessoas que se expõem muito ao sol deveriam consumi-los para prevenir o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. Além das vitaminas C e E, que aliviam o stress causado à pele pelo sol, o ácido fólico desempenha importantíssimo papel na proteção cutânea. Ele é rapidamente destruído pelo calor, frio e exposição solar, e é um fator essencial para a reparação do DNA celular. Assim como os carotenóides, ele é encontrado em folhas verde-escuras (espinafre, couve, agrião, rúcula, etc...), e também no melão, melancia, leite, salmão, germe de trigo e levedo de cerveja. Então vale a pena investir nestes alimentos e proteger a sua pele.
Água
O risco de desidratação aumenta muito no verão. O calor intenso da estação faz com que haja aumento da sudorese para baixar a temperatura corporal. Ou seja, o calor excessivo é controlado pela evaporação do suor. Se você permanecer em repouso durante 24 horas, mesmo assim estará perdendo 1000 ml de água através da perspiração insensível, sendo que 400 ml pela respiração e 600 ml pela pele. Quando você se exercita ou se expõe ao sol e vento na praia ou piscina, esta perda aumenta consideravelmente. Se não houver uma reposição adequada de liquido e sais minerais pode ocorrer uma desidratação.
Pessoas especiais
Crianças e idosos são mais suscetíveis, e devem ter uma alimentação rica em água (frutas e verduras), além de ingerir líquidos de forma regular, mesmo sem sede. Água pura, sucos frescos, água de coco, chás gelados devem ser consumidos durante todo o dia.
Água, água e mais água
Procure tomar sucos ou água de coco com freqüência, alternando com o consumo de água pura, de preferência água mineral. Procure evitar os refrigerantes, que contem muito açúcar e sódio, além de substancias químicas nocivas. Outra opção para consumir água é lançar mão de frutas, verduras e sopas.
Água aromatizada
É muito simples de fazer. É só colocar em uma jarra de vidro 1 litro de água filtrada ou mineral e deixar na geladeira por aproximadamente 1 hora com alguma das opções abaixo:
- 1 fruta fatiada ou em espiral com a casca, como limão, laranja, maçã, cajú, melão, melancia, manga, kiwi
- 1 legume fatiado ou em espiral com a casca, como pepino, abobrinha, cenoura, ou 1 rodela de beterraba (a cor fica linda)
- 1 ramo de alguma erva, como alecrim, manjericão, sálvia, hortelã, salsa, capim limão, cidreira
- 1 punhado de especiarias, como cravo, anis-estrelado, canela em pau, fava de baunilha

Você pode misturar diferentes itens, como, por exemplo, juntar laranja, limão e cravo, ou pepino com hortelã. O sabor é muito leve e sai da mesmice da água pura, além de ser altamente hidratante.
As frutas mais hidratantes
Frutas com muita água e potássio, como melão e melancia, além da água de coco, são os melhores auxiliares na hora de hidratar o corpo. Laranja, tangerina, abacaxi e pêra também são excelentes opções. Como citado acima, frutas são fonte de vitaminas e outros minerais, além de possuírem fibras e serem pobres em calorias, ou seja, perfeitas para o alto verão. Frutas e sucos devem sempre ser consumidos entre as refeições para que não atrapalhem o processo digestivo e para que seus nutrientes possam ser assimilados com rapidez.
Sopas frias - saudáveis e refrescantes
Sopas frias são uma excelente pedida pois permitem que você se alimente e se hidrate ao mesmo tempo. Funcionam muito bem como entrada, ou até como prato principal para quem deseja manter a linha ou está sem muito apetite, o que é comum nos dias mais quentes. Muito popular é o gazpacho a base de tomate, pepino e pimentão, que pode ser incrementado com camarão ou kani kama, mas pode-se optar também por sopas frias de frutas como melão ou laranja.
Estas sopas são sempre a base de legumes ou frutas carregados de água, e certamente seu consumo ajuda a hidratar o corpo e fornecer sais minerais essenciais para prevenir uma desidratação, tais como potássio, sódio, magnésio e fósforo, além de permitir um aporte adequado de nutrientes como vitaminas e outros minerais, como o cálcio, zinco, enxofre, silício, manganês, cromo e selênio


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos