Hipnose Clínica
Publicado por: Miriam Pontes de Farias em 27/4/2011
Categoria: Psicologia
 
Em quais casos a hipnose é indicada como tratamento?
A hipnose é indicada no tratamento da depressão, ansiedades, fobias, síndrome do pânico, estresse pós-traumático, tiques, obesidade, tabagismo, dificuldade de aprendizado, transtornos do sono entre outros, além disso, recomenda-se o emprego da hipnose para tratar baixa auto-estima, compulsões, estresse, tartamudez (gagueira), doenças psicossomáticas e dores de uma forma geral, sobretudo enxaquecas. Também auxilia pessoas sadias que desejam mudar sua maneira de agir para melhorar seus desempenhos sociais, profissionais ou de relacionamentos e até mesmo os candidatos submetidos a provas e concursos.
Como é desenvolvido o tratamento?
As sessões com hipnose demoram em média de 45min a 50min, geralmente, é uma vez por semana e em relação aos tratamentos convencionais é considerada uma técnica rápida e focal.
O estado hipnótico é alcançado sempre que concentramos a atenção em qualquer estímulo externo ou interno, podendo ser som, imagem, sensação, o ritmo da respiração, aroma, sabor, objeto, etc. Focalizar a atenção nesses elementos, dispersa os estímulos periféricos, o que propicia o transe hipnótico.
O transe hipnótico pode ocorrer quando lemos uma revista ou jornal, assistimos a um programa de TV a uma peça teatral, quando prestamos atenção a uma entrevista, a uma palestra, a uma aula ou até mesmo quando lemos um artigo sobre hipnose. Se observarmos bem, entramos em estado de hipnose em várias situações corriqueiras, várias vezes ao dia.

É importante ressaltar que no estado de hipnose utilizado na psicoterapia o paciente não perde a consciência. Trata-se de uma técnica na qual o paciente fica mais relaxado e receptivo a voz do hipnólogo, é um estado intermediário entre sono e vigília.
Na hipnose clínica a palavra é o instrumento de trabalho do psicoterapeuta, sendo considerado o mais importante estímulo, através do qual conseguimos diminuir a freqüência de ondas cerebrais. Isso possibilita ao paciente entrar em estado alfa, freqüência de ondas cerebrais na qual o organismo aumenta a produção de dopamina e serotonina, substâncias que causam sensação de relaxamento, bem estar e prazer. Quando nesse estado, o paciente fica mais receptivo às induções e intervenções do hipnólogo.
Todas as pessoas podem fazer ou existe alguma contra indicação? Nem todas as pessoas podem se submeter ao tratamento com hipnose. Existem algumas restrições, são elas: - pacientes com problemas neurológicos (Parkinson, Alzheimer) a hipnose é uma técnica de atenção concentrada o paciente que tem perda neural não vai conseguir entrar em estado de hipnose. - pacientes psiquiátricos, os esquizofrênicos, bipolares e psicóticos de modo geral são contra indicado, através das técnicas de hipnose poderá desencadear um surto psicótico em pessoas que apresenta quadros psiquiátricos grave. Por este motivo nas primeiras sessões não se faz hipnose, realiza-se uma anamnese bem detalhada para conhecer a história de vida do indivíduo.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (2)

Olá, Gostaria de saber se posso utilizar desse tratamento, pois sofro de depressão?
Nome: Roberto Tavares
Data: 28/4/2011
Dra. Miriam, boa noite! Gostei muito de sua matéria sobre hipnose clinica, só que li no blog ssl899.websiteseguro.com/reinaldomomo/hipnose.html O Dr Reinaldo Momo fala que essa técnica é indicada para pacientes bipolares e a senhora diz que não. Se possível gostaria de orientação. Certa de sua atenção, agradeço de antemão. Um grande abraço. Jessica Moraes.
Nome: Jessica Moraes
Data: 27/4/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos