Pilates: um aliado na relação sexual
Publicado por: João Marcelo Araujo em 7/3/2013
Categoria: Fisioterapia
 
Atividade física é um forte aliado ao bem estar de qualquer indivíduo, por sua vez o Método Pilates é um ótimo investimento para saúde, pois proporciona realmente uma qualidade de vida para o aluno, porque melhora a flexibilidade (alongamento), força, equilíbrio, coordenação, concentração, postura, consciência corporal, capacidade pulmonar (respiração), sistema vascular e sistema imunológico, até bom humor, devido a novas conexões sinapticas em nosso sistema nervoso ativando neurotransmissores e substâncias químicas como Serotonina, relacionada a sensação de prazer e diminuição do estresse.
No Pilates além de todas as outras, damos ênfase à musculatura central do nosso corpo – de onde mesmo sem querer retiramos força para realizar qualquer movimento – chamado Power house ou CORE, a qual é caracterizado pelo abdome, períneo e multífido. O músculo abdominal trabalhado protege a região lombar de dores devido a sobrecargas, o músculo do períneo faz parte da região pélvica incluindo a região genital, pois estas sendo conscientemente contraídas, deixa-as fortalecidas, melhorando desempenho sexual e prevenindo de futura incontinência urinária, por fim os multífidos fortalecidos melhora as famosas dores nas costas ganhando em flexibilidade. Com tudo isso potencializa sua autoestima e a relação a dois.
E não tem idade para começar a praticar, pois é uma atividade de baixíssimo impacto, seja para condicionamento ou para tratamento, lógico que é adaptado à situação do aluno (devido à patologia, idade, restrições em geral), podendo ser realizado de diversos modos, como no solo ou em aparelhos específicos, com ou sem acessórios, e uma sessão ou aula nunca é exatamente igual à outra, devido a variedade de exercícios é de fácil adaptação em diversas condições, pois como vemos é baseado em anatomia, fisiologia e cinesiologia, ciências evidenciadas na saúde e evolução do ser humano, por isso todos os instrutores de Pilates nos estúdios e clínicas são devidamente registrados e formados neste importante curso.

JOÃO MARCELO ARAUJO É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADO.
(CREFITO: 141010)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (4)

Olá Dalva, Sim. O fortalecimento do períneo ocorre com a consciência da ativação desta região como de outras, é um meio de potencializar e evoluir os movimentos e ações de acordo com os princípios do Método Pilates, evitando os fatores da perineoplastia.
Nome: João Marcello de Oliveira Mendes Araujo
Data: 29/6/2011
Olá Rita, com certeza o Pilates ajuda na resistência, pois para isso a musculatura deve aquecer e alongar antes de alguns exercícios. E isto também é efetuado com exercícios e continuidade, pois são estímulos diferentes e constantes para a fibra muscular, retardando a fadiga, potencializando o tônus muscular.
Nome: João Marcello de Oliveira Mendes Araujo
Data: 29/6/2011
Esse fortalecimento do períneo por meio do pilates pode evitar uma futura perineoplastia?
Nome: Dalva
Data: 29/6/2011
O pilates ajuda na resistência? Porque além de flexibilidade e capacidade pulmunar, o maior problema ainda é a resistência. Toda sequência de movimentos repetidos fora do padrão sempre dá um pouco de cansaço. Sou fisicamente ativa, mas as vezes fico cansada ao subir escadas, atividade que não costumo fazer. Gostaria de saber como o pilates poderia auxiliar.
Nome: ritinhatavares
Data: 27/6/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos