O que são transtornos mentais. E como identificá-los?
Publicado por: Renata Almeida em 17/1/2012
Categoria: Psicologia
 
Transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa em todos os aspectos de sua vida. O termo transtorno é aqui utilizado para designar um grupo de sinais e sintomas associados a alterações de funcionamento de origem desconhecida.

Os transtornos mentais podem ser gerados por muitos fatores: Genética, personalidade, stresse, perdas, frustrações, vida social etc, podemos então dizer que os transtornos mentais são causados por fatores biopsicossociais, ou seja , biológicos, psicológicos e sociais.

Podem ser encontrados no CID 10, capítulo V, alguns transtornos mentais, dentre eles: esquizofrenia, transtornos de humor (depressão, transtorno Bipolar etc), Transtornos da personalidade e muitos outros.

Os transtornos mentais podem ser identificados através de sinais e sintomas que o indivíduo em determinado momento passa a desenvolver, seu diagnóstico pode ser realizado por um grupo multidisciplinar que pode contar com a ajuda de psiquiatras, psicólogos, neurologistas, etc. São realizadas entrevista (anamnese) colhida com o paciente e com outras pessoas, um exame clínico para verificar o estado mental e suas condições orgânicas, testes e exames especializados que forem necessários. Os dois sistemas atualmente em uso para classificação de transtornos mentais são - a Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial de Saúde e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, sigla em inglês), da Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association - APA).

O indivíduo como uma pessoa qualquer, tendo atenção médica e psicológica, pode levar uma vida bem próxima do normal, estudar, trabalhar e ter uma vida social e familiar ativa, como todo ser humano ele também merece respeito.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos