Eveline Duarte: A obesidade na gestação é um fator de risco para a mãe e principalmente para o bebê. E está associada ao aumento de cesarianas por conta de complicações durante o trabalho de parto. A incidência de morte logo após o nascimento de bebês de mulheres obesas excede a de mulheres com peso adequado em 2 a 3 vezes. Complicações maternas como, desenvolvimento de hipertensão arterial seguida de uma pré-eclampsia, retardo do crescimento fetal, deficiências na placenta ocasionando dificuldade da chegada de nutrientes para o bebê e baixo peso ao nascer, e a ocorrência de partos prematuros, contribuem bastante para essa alta mortalidade.
Outras complicações com o bebê também podem acontecer em uma gestação de risco. A diabetes gestacional pode ocasionar malformação congênita do feto e até mesmo macrossomia (bebês com peso e tamanho aumentado) o que pode aumentar as chances de terem sobrepeso aos 12 meses de idade e até desenvolverem obesidade no futuro.
Para gestantes obesas, os suplementos alimentares precisam ser oferecidos em maiores quantidades, pois em alguns estudos o uso de folato em pequenas doses não parece fornecer proteção para formação do bebê.
Depois do parto, mães obesas estão mais propensas a ter complicações urinárias, como incontinência.
Todas as mulheres em idade reprodutiva, que desejam engravidar e estejam com sobrepeso, devem ser informadas dos riscos associados à gestação e devem receber orientação nutricional apropriada além, de serem encorajadas a praticar exercício físico constantemente antes e durante a gestação.
A gestante obesa deve ser acompanhada em todo o pré-natal com maior constância pela equipe de saúde, pois quando existe associação da gravidez com a obesidade há maiores riscos de complicações obstétricas e clínicas tanto para a mãe como para o bebê. A gravidez não é o melhor momento para a mãe querer perder peso, pois com o crescimento o bebê ainda no útero pode ser afetado. O ganho de peso durante a gestação deve ser cuidadosamente monitorado com uma orientação alimentar adequada, no intuito de prevenir ou minimizar as possíveis complicações.
EVELINE DUARTE É NUTRICIONISTA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CRN: 10100867)