Qual a melhor dieta para uma pessoa com Diabetes?
Publicado por: Lilian Brandão de Abreu em 3/11/2011
Categoria: Nutrição
 
De fato, uma boa alimentação desempenha um importante papel no controle dos níveis glicêmicos da pessoa que é portadora do diabetes, bem como a prevenção das complicações decorrentes desta patologia.

A alimentação da pessoa com diabetes é considerada a mais saudável, podendo ser indicada inclusive para pessoas que não são portadoras desta e de outras patologias. Isso porque a alimentação do diabético é bem diversificada e baseada no consumo de vegetais, frutas, carnes magras, carboidratos integrais (com fibras) e gorduras a base de azeite de oliva.

A quantidade e a qualidade do carboidrato consumido afetam a resposta glicêmica. Ou seja, quando se consome alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, flocos de milho e bolachas recheadas, estes alimentos
provocam um aumento na taxa de glicose. Ao contrário dos alimentos com baixo índice glicêmico, tais como a maçã, arroz integral e o feijão, elevam pouco a glicemia. Uma vez que os alimentos com índice glicêmico baixo
produzem elevações lentas e menores nos níveis de açúcar no sangue do que os alimentos com índice glicêmico alto, eles também produzem uma resposta menor da insulina.
A ingestão recomendada de carboidratos totais é entre 45% - 60% do valor energético da dieta. Entretanto, o tipo de carboidrato mais recomendável é aquele tipo que contém maior quantidade de fibras. As fibras solúveis e insolúveis auxiliam no retardo da absorção da glicose no sangue. A ingestão recomendada de fibra alimentar é de no mínimo 20g/dia ou 14g/1000Kcal.

No que se refere às gorduras, o cuidado deve ser feito com relação à prevenção de doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos saturados, os principais componentes do LDL-colesterol (o colesterol “ruim”) devem fornecer teores menores que 7% do valor energético da dieta. A principal fonte de ácidos graxos saturados é a gordura de origem animal. Já os ácidos graxos monoinsaturados (presentes no azeite de oliva) apresentam efeitos benéficos, especialmente na redução de doenças cardiovasculares. No entanto, como todos os ácidos graxos, os ácidos graxos monoinsaturados são uma fonte rica de energia e assim têm a capacidade de contribuir para o desenvolvimento da obesidade.
E quanto à recomendação de proteína para pessoas com diabetes (e função renal normal) é similar à indicada para a população em geral. Ou seja, não se deve ultrapassar 20% da ingestão energética diária. O ideal é o consumo de carnes brancas (carne de frango, de peru e de peixes), assim como carnes vermelhas magras, ou seja, sem a gordura visível. As formas de preparo mais indicadas são: grelhados, assados ou cozidos.

As necessidades de vitaminas e minerais devem ser atingidas diariamente através de fontes alimentares provenientes de uma alimentação bem variada


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (1)

ADOREI a matéria. É muito BOM estarmos informados.
Nome: Helena Vieira
Data: 4/11/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos