A importância da preparação para o parto e pós-parto
Publicado por: Ariane Pitrez em 9/2/2012
Categoria: Fisioterapia
 
Todas as gestantes passam por transformações físicas, hormonais e emocionais. É um momento lindo, porém delicado e que vem acompanhado de mudanças que podem acarretar alguns desconfortos para a grávida e, em decorrência, para o bebê.

Uma grávida que se trata adquire informações sobre as alterações que a gestação traz, novos conhecimentos e ainda a compreensão necessária sobre aquele momento tão especial até a hora do parto. Assim, sugiro às grávidas que preparem-se com várias ações que têm um único objetivo: o bem-estar e a qualidade de vida da mãe e seu bebê.

Para evitar desconfortos como o inchaço e a proliferação das varizes, por exemplo, gerados pela retenção de água, uma solução agradável e relaxante é a drenagem linfática - uma massagem suave e lenta, estimuladora do sistema linfático e ativadora da circulação sanguínea. Ela ajuda a reduzir o inchaço por conta da retenção hídrica e as dores nos pés e pernas. Durante a gravidez, a gestante tem um aumento de 30% a 50% do volume sanguíneo, podendo reter até 8 litros de água acima do normal – razão pela qual sente desconforto e sensação de peso nos membros inferiores.

A drenagem linfática hidrata a pele, melhora o sistema imunológico e elimina toxinas pela urina. Além destes benefícios, essa massagem ainda proporciona uma gostosa sensação de bem-estar e relaxamento.

Além deste cuidado, há outros que recomendo para equilibrar por completo a saúde da gestante. São os exercícios fisioterápicos específicos, que auxiliam na organização de uma melhor postura, substituem a tensão pelo relaxamento e, principalmente, preparam o corpo para o momento do parto. Um dos pontos fundamentais que a gestante deve aprender é respirar de modo a auxiliar a hora do nascimento do bebê. Outro item importante dos exercícios fisioterápicos é a elasticidade e a flexibilidade do períneo, músculo do assoalho pélvico e que, se preparado adequadamente, permite que o parto seja mais tranquilo para a mãe. A musculatura do períneo da gestante deve ser trabalhada de forma consciente e cuidadosa.

Também a massoterapia tem técnicas que permitem à mamãe relaxar nos momentos necessários desta rica trajetória e a RPG (reeducação postural global) pode ser adaptada à gestação, auxiliando a grávida a evitar dores e a corrigir sua postura com menos tensão.

Ressalto que o rol de cuidados que a gestante deve ter durante a gravidez pode propiciar que ela sinta-se com corpo e mente equilibrados. O ideal é que seja bem orientada, por profissionais gabaritados, com formação superior e especialização, como médicos e fisioterapeutas, e que estes tenham a postura ética de indicar a esta gestante um trabalho que desperte sua consciência, pois será importante na hora do parto que ela consiga relaxar.

A fase do pós-parto é outro momento delicado que exige atenção especial, principalmente se a mãe quiser perder peso. Então eu lembro às mamães que os cuidados com a alimentação e exercícios físicos são fundamentais.



Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos