Persistência do Canal Arterial
Publicado por: Persistência do Canal Arterial em 4/4/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
Descrição
Persistência do canal arterial (ductus arteriosus) é uma conexão entre a aorta (a grande artéria que conduz o sangue oxigenado para o corpo) e a artéria pulmonar (a artéria que conduz o sangue pobre em oxigênio para os pulmões).
Normalmente o canal arterial ou ductus arteriosus se torna um ligamento fibroso no decorrer das duas ou três primeiras semanas de vida, mas ele pode permanecer patente até a oitava semana de vida extra-uterina.
Sintomas
Os sintomas estão relacionados à insuficiência cardíaca, que se desenvolve nas primeiras semanas ou meses de vida. O crescimento é afetado nos pacientes com grandes shunts e insuficiência cardíaca.

A apresentação clínica nos prematuros é diferente da apresentação nas crianças nascidas a termo. Nos prematuros, especialmente naqueles com peso inferior a 1,5 Kg, a apresentação comumente é de angústia respiratória, com necessidades crescentes de oferta de oxigênio e retenção de gás carbônico.
Tratamento
O canal arterial deve ser fechado cirurgicamente. Mais comumente, o canal aberto é detectado quando o sopro que ele produz é auscultado com o auxílio de um estetoscópio. Nestes casos, o canal arterial é fechado através de uma cirurgia eletiva, quando a criança tiver aproximadamente 1 ano de idade, basicamente para evitar uma infecção grave mais tarde.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos