Técnica e Prática: Como desenvolver uma boa oratória para obter um excelente desempenho comunicativo
Publicado por: Cristiane Magacho em 16/1/2013
Categoria: Fonoaudiologia
“A voz deve ser produzida com nenhum esforço, sem apertar o pescoço, para que a prega vocal não seja machucada”
 
Cristiane Magacho: A oratória, conhecida universalmente como a arte de falar bem, tem sido ultimamente tema de muitos cursos, palestras e treinamentos nas diferentes áreas de atuação. Você que é profissional da voz, ou seja, que usa a voz como ferramenta de trabalho, como advogado, gerente ou diretor de uma empresa, deve cuidar da sua comunicação oral, preocupando-se desde a produção da voz até a articulação e projeção vocal. Quem pode ajudar você é o Fonoaudiólogo. Veja alguns aspectos da comunicação oral. O tipo respiratório deve ser o costo-diafragmático, ou seja, utiliza-se o abdômen e as costelas como auxiliadores ao músculo ímpar da respiração, que é o diafragma. Serve como alicerce para sua voz. A voz deve ser produzida com nenhum esforço, sem apertar o pescoço, para que a prega vocal não seja machucada. A velocidade de fala não deve ser rápida ou lenta em demasia, a não ser que seu trabalho exija, como é o caso dos atores de teatro ou locutores esportivos. A articulação adequada é aquela que se conecta com a velocidade perfeitamente, sem omitir nenhum fonema ou sílaba. Uma voz bem articulada faz-se ouvir em grandes lugares! Não tenha preguiça de falar! A expressividade da fala é outro ponto importante. Sabe aquelas pessoas que falam de forma monótona e você acaba se distraindo, não lembrando sobre o que falavam? Tente falar dando colorido e melodia às palavras! Sempre que for falar em público, não esqueça de olhar para as pessoas. Elas precisam disso. Serve também como termômetro da sua palestra ou reunião: preste atenção nos rostos!É importante também dominar o conteúdo do seu discurso, tendo início, meio e fim. Dessa forma, você se sente seguro, sem medo de errar. O gesto deve ser complemento da palavra. Nada parecer estátua, muito menos gesticular em demasia, como se estivesse falando para milhões de pessoas. Cuide da aparência! Quando for falar em público, preocupe-se sobre o quê e para quem você vai falar. Cuidado não só com o vestuário, mas também com acessórios, como óculos, jóias e até mesmo a maquiagem. Não devem ser demasiados ou insuficientes. E por fim, o uso de recursos audiovisuais podem ser úteis não só como referencial para você, mas também uma ferramenta interativa com o público.E lembre-se: o sorriso abre a comunicação! Se precisar de ajuda, procure um fonoaudiólogo.
CRISTIANE MAGACHO É FONOAUDIÓLOGA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CRFA: 9345-RJ )


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos