Psicoterapia Reichiana
Publicado por: Regina Silva Tavares em 15/12/2010
Categoria: Psicologia
“A terapia Reichiana divide o corpo em sete anéis de couraça, que funcionam de maneira circular e cada anel corresponde à musculatura e órgãos localizados neste anel.”
Regina Tavares:Podemos considerar que uma pessoa saudável é aquela que tem posse de si mesma, que sabe o que sente, pode expressar-se apropriadamente, consegue chegar perto de quem ama e tem qualidade de vida.
A terapia é um processo de descobrimento de si próprio na presença de outro, o analista ou psicoterapeuta.
Dentro das diversas abordagens terapêuticas, a Psicoterapia Reichiana propõe ao indivíduo um olhar sobre o corpo. Acreditando que mente e corpo são aspectos indivisíveis de uma mesma realidade.
Neste tipo de abordagem o terapeuta tem um papel mais ativo durante o processo terapêutico, o que permite ficar muito atento e analisando criteriosamente a forma de agir do paciente, sua forma defalar, olhar, suas expressões emocionais, enfim tudo que possa nos dizer como é o funcionamento dessa pessoa.
Desta forma o corpo concreto volta à cena e será observado e confrontado com o discurso desse paciente, mostrando sua forma de se comportar, os modos crônicos de pensar e de sentir. O que podemos chamar de uma forma encouraçada (rígida) de estar no mundo.
Couraça significa rigidez no pensar e sentir, somada a tensões musculares crônicas.
Reich mostrou que o ser humano desde o seu nascimento e até antes, vem sofrendo um processo de encouraçamento (enrijecimento). Esse encouraçamento é devido as suas dificuldades em lidar com seus impulsos internos e as exigências sociais, fazendo com que ele precise tensionar sua musculatura (interna e externa) e seu psiquismo.. Desse modo é a noção de que o corpo (em especial a musculatura) teria um papel essencial no funcionamento do psiquismo.
O enrijecimento muscular e psíquico pode ocasionar sintomas psíquicos e psicossomáticos.
A terapia Reichiana divide o corpo em sete anéis de couraça, que funcionam de maneira circular e cada anel corresponde à musculatura e órgãos localizados neste anel.
Para cada segmento temos trabalhos corporais específicos que incluem exercícios físicos (acting), toques (massagens) e trabalhos expressivos. Essas intervenções corporais têm como objetivo, a evocação de memórias como também o escoamento de energia emocional represada.
A duração do tratamento dependerá de cada indivíduo, da sua queixa, do seu funcionamento, do tempo que ele quer investir no seu processo de análise.
Durante e ao final da terapia, o paciente se percebe mais em contato com as suas emoções, seus sentimentos sua realidade psíquica, fazendo escolhas mais conscientes e buscando formas mais saudáveis de lidar com as dificuldades da vida.



Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos