Ergonomia na sala de aula: Como ela pode ajudar na postura dos alunos?
Publicado por: Bianca Albert em 22/6/2011
Categoria: Fisioterapia
 
Ainda não é muito comum pensar que exista Fisioterapia em ergonomia na escola, mas é muito importante o papel desse profissional dentro da sala de aula, com o objetivo de prevenir futuras lesões, dores e doenças da coluna vertebral.

É alarmante o número de adultos e idosos que sentem dores e tem doenças da coluna, devido à má postura adquirida desde a infância e adolescência. Pois é na fase escolar que os hábitos posturais são criados, visto que seus músculos, articulações, ligamentos e tendões estão em formação, já é possível observar nessa fase desvios posturais tais como: escoliose, hiperlordose, hipercifose, etc., que se tratados precocemente podem ser corrigidos.

A ergonomia é definida como sendo uma ciência que aplica teoria, princípios, dados e métodos para conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador (aluno), e não forçar o trabalhador (aluno) a adaptar-se à tarefa.
A Ergonomia avalia todos os fatores que podem interferir no rendimento do aluno como: a iluminação da sala, a ventilação, o mobiliário inadequado e desconfortável. O Fisioterapeuta tem duas funções: a primeira dar orientações quanto à criação do ambiente da sala de aula, identificando qual mobiliário, iluminação, posição das mesas e ventilação que mais se adéquam para o melhor conforto e rendimento do aluno. O outro papel do fisioterapeuta é o de montar programas onde irá ensinar aos alunos a terem hábitos posturais saudáveis e explicar qual postura correta devem ter ao sentar, andar e, chamando atenção para o peso da mochila e a forma de carregá-la, visando preservar a coluna.

Com a medida simples de ter em cada escola um profissional Fisioterapeuta Ergonomista ajudando na criação do ambiente da sala de aula e ensinando as crianças a terem uma boa postura, a quantidade de pessoas que fazem cirurgias na coluna vertebral como, por exemplo, a Cirurgia de Hérnia de Disco, certamente diminuiria.

BIANCA ALBERT É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CREFITO: 21550-LTF)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (1)

E as escolas consultam mesmo esses profissionais de ergonomia? Sou professora e, na maior parte das escolas em que dou aula, as cadeiras não são muito anatômicas, então os alunos estão sempre deitados ou debruçados. As escolas deveriam consultá-los antes de construir o ambiente ou quem deveria consutá-los são os fabricantes das carteiras escolares?
Nome: ana paula
Data: 22/6/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos