O que é Terapia Ocupacional e quais são as suas aplicações?
Publicado por: Simone Maria de Bastos em 9/5/2013
Categoria: Terapia Ocupacional
Nesta definição acredito que possa esclarecer bem o papel da profissão como segue abaixo:
A Terapia Ocupacional é uma profissão na área da saúde, com base no conhecimento de que determinadas atividades podem promover a saúde e o bem-estar em todos os aspectos da vida cotidiana. Os objetivos são: promover, desenvolver, restaurar e manter habilidades necessárias para realizar atividades diárias para evitar disfunção. Programas são desenvolvidos para facilitar o máximo uso da função para atender as demandas do trabalho, sociais, pessoais e do ambiente doméstico. [...] A intervenção centra-se em programas em que estão orientadas para pessoas e ambientes. Estas são concebidas para facilitar a performance nas tarefas cotidianas e adaptação dos locais em que a pessoa trabalha, vive e socializa-se. Inclui exemplos de ensino de novas técnicas, fornecer equipamentos que facilitem a independência no cuidado pessoal, redução de barreiras ambientais e fornecendo recursos para reduzir o estresse



Podemos compreender então que para ser um (a) Terapeuta Ocupacional se faz necessário e fundamental o estudo das ocupações humanas em toda a sua plenitude e para tanto vamos ter como objetivo nas disciplinas do curso de graduação os conteúdos dados pela ciências; biologia, sociologia e a psicologia e ter como competência e habilidades especificas intervir nas disfunções e promover funções com a melhor perfomance possível física e mental.

O tratamento da Terapia Ocupacional está voltado para a Análise do Homem em atividades, sejam elas domésticas, produtivas ou de lazer, sempre que estas não estejam atendendo aos objetivos de autonomia e independência, o que significa dizer que quando há a interrupção da vida cotidiana há uma quebra na rotina de hábitos e habilidades com competências.

Se um indivíduo tem suas atividades interrompidas isso pode afetar seu comportamento motor, sensitivo, cognitivo e afetiva sendo então atribuição do terapeuta ocupacional, avaliar e propor através das analises motoras, cognitivas, o potencial de recuperação e restauração dessa função física e mental.
Aplica-se, portanto em todas as fases da vida humana, entendendo-se o que cada fase representa obviamente.

SIMONE MARIA DE BASTOS É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CREFITO: 2/719)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos