Como o RPG pode ser benéfico na adolescência?
Publicado por: Ana Maria Marinho em 30/6/2011
Categoria: Fisioterapia
 
A Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, é um método de fisioterapia que trata das desordens do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

É uma técnica que considera o corpo humano como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas. Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias. Na adolescência, o tratamento com RPG é mais indicado para casos de escolioses, desvios na coluna, geralmente em “S” podendo ser para a direita ou para a esquerda. Estes desvios geralmente acontecem, pois são comuns, na adolescência, termos crescimento ósseo superior ao crescimento muscular.
Como os adolescentes entram neste processo e os músculos não o acompanham, eles tendem a exercer maior pressão sobre seus pontos de inserção, causando deformidades ósseas. Atualmente o adolescente tem má postura, devido ao uso inapropriado de computadores, posição inadequada ao ver televisão e outras posturas. Além disso, não tem um hábito saudável de prática esportiva, piorando e muito sua postura. É necessária ainda, nestes casos, uma revisão periódica com diagnóstico por imagem, para se acompanhar a evolução da escoliose. Para tanto, o RPG se torna necessário e benéfico, fortalecendo e alongando grupamentos musculares.

ANA MARIA MARINHO É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CREFITO2 94841F)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (2)

Bom dia Dalva, desculpe a demora ao responder. Bem, vamos a suas dúvidas. A indicação ao RPG não necessita de um médico, a não ser se você (paciente) for realizar as sessões por um plano de saúde ( que é a maioria dos casos). Se fizer através de meio particular poderá procurar diretamente um fisioterapeuta, pois somos capazes de realizar a avaliação funcional do mesmo. Sobre a diferença do Pilates e RPG, eles se completam, ambos trabalham postura, respiração, alongamentos. O RPG é um tratamento voltado mais a postura, porém não trata somente dela. Além disso, o RPG é mais específico, tratando a causa direta do problema. Por isso mesmo seria muito melhor assim que o paciente receba alta do RPG que o mesmo entre numa aula de Pilates. Para que não se perca os benefícios do RPG. Qualquer dúvida a respeito do RPG eu estou à disposição. Abçs Ana Maria
Nome: Ana Maria Marinho
Data: 2/7/2011
Trabalho numa escola e vejo que a postura dos alunos é realmente muito ruim. Como funciona a indicação para o RPG, há necessidade de ser recomendado por um médico? Hoje em dia as pessoas tem recorrido mais ao pilates, porque anda mais popular, gostaria de saber quais as diferenças e os benefícios do RPG em relação ao pilates. Obrigada
Nome: Dalva
Data: 30/6/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos