Aprenda como melhorar o condicionamento físico
Publicado por: Eduardo Netto Fadiga em 8/9/2012
Categoria: Personal Trainers
 
Para melhorar nosso condicionamento físico devemos, fundamentalmente, inserir atividades aeróbicas em nossa rotina de treinos. Entendemos por atividades aeróbicas as atividades cíclicas, de longa duração e baixa intensidade que propiciam um grande dispêndio energético na sua realização, são elas: patinar, caminhar, correr, pedalar e nadar, isso para nos atermos nas mais comumente praticadas.

A melhora da nossa capacidade cardiorrespiratória deve ser lenta e gradual, evitando possíveis lesões e/ou desconfortos ocasionados pelo excesso de treino ou até mesmo por um treinamento mal planejado.

Torna-se necessário que tenhamos um cuidado na interdependência da relação volume x intensidade, ou seja, na medida em que aumentamos o volume de treino não devemos aumentar também a intensidade, salvo em casos específicos, e vice-versa.

Uma boa estratégia para a melhora do nosso condicionamento é a utilização de um treinamento conhecido como interval training, ou treinamento intervalado, cujo princípio básico é justamente fazer essa alternância de estímulos aeróbicos e anaeróbicos num mesmo treino.
Ex: Corrida: Correr uma determinada distância ou um tempo estipulado e após realizar um período de recuperação (caminhada, por exemplo). Com o tempo, essa distância de corrida é aumentada na mesma proporção em que a caminhada é diminuída e assim sucessivamente até um dia em que as corridas serão feitas continuamente sem a necessidade de recuperação (caminhada)
 
Os fatores intervenientes no treinamento como duração, velocidade e distância deverão ser previamente ajustados pelo professor mediante os resultados apresentados pelo aluno em sua avaliação física ou teste de esforço realizado, tornando-se assim um trabalho mais seguro, eficaz e credível.

Além de ser uma boa opção, este tipo de treinamento é bem dinâmico e variado, o que acaba sendo um ótimo ingrediente contra a monotonia que algumas pessoas sentem com as atividades aeróbicas praticadas tradicionalmente, em que alguns fatores como velocidade e duração não sofrem variações.
E lembrem-se: Além do treinamento, a nutrição adequada e o repouso correto são fundamentais para uma melhor obtenção dos resultados.
EDUARDO NETTO FADIGA É PERSONAL TRAINER E COLUNISTA CONVIDADO.
(CREF: 014700-G/ RJ)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos